Uso do gesso agrícola na conservação do solo

A atividade de cultivo causa degradação aos solos em geral, mesmo com aplicações de técnicas conversacionistas. Esta degradação inevitavelmente causa a redução de fertilidade pela extração dos nutrientes que naturalmente compunham o solo original.

Muitos métodos são utilizados para correção do solo de forma a adequar suas propriedades químicas para as culturas. As principais formas de fazer a adequação dos solos são a calagem e a gessagem. A calagem traz resultados apenas no local da aplicação, sendo o calcário (calcítico ou dolomítico) relativamente imóvel no solo e por isso não age em profundidade.

A forma mais eficiente de promover a correção de algumas características do solo em profundidade é o gesso agrícola. Este produto é altamente solúvel, deslocando-se no perfil do solo em profundidade.

Preservação do solo com gessagem: Por que é útil?

Os benefícios do gesso são proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento radicular por fornecer principalmente cálcio, mas também enxofre em profundidade e reduzir a toxicidade do alumínio.

Diversas melhorias são identificadas nos solos com aplicação de gesso agrícola:

  • Maior porosidade do solo: maior quantidade de raízes deixam mais canais no solo quando as plantas morrem;
  • Redução da compactação do solo: em todas as culturas o trafego de máquinas e animais (no caso de áreas de pastagens) causa compactação e o gesso ajuda a manter a porosidade do solo por promover o desenvolvimento de raízes;
  • Infiltração de água: um solo poroso tem maior capacidade de absorver água;

A preservação do solo com gessagem então surge como alternativa para redução dos efeitos de compactação, além de promoção da estruturação do terreno. Afinal, o gesso agrícola fornece cálcio e enxofre, além de diminuir a toxicidade do alumínio.

E os resultados são melhor absorção de nutrientes e de água, que promovem o aumento da produtividade, consequentemente.

O processo do gesso agrícola na melhora da fertilidade

Afinal, como ocorre a preservação do solo com gessagem?

Acontece que o gesso agrícola possui maior solubilidade que o calcário, se movendo rapidamente para camadas mais profundas na presença de chuva.

Nesse processo, o sistema radicular se desenvolve mais pela presença do cálcio em profundidade e ausência de alumínio tóxico, permitindo maior absorção de água e nutrientes. E não fica apenas por aí, pois os nutrientes presentes nas diversas camadas do solo tem sua recuperação promovida pelo sistema radicular evoluído. Este processo é conhecido como ciclagem de nutrientes.

Além disso a aplicação do gesso agrícola reduz bastante a perda de nitrato do solo, pois a absorção se torna mais eficiente.

A aplicação do gesso agrícola no solo

Aplicado em um Latossolo Vermelho Distroférrico, de consistência bastante argilosa, um estudo promoveu o teste de quatro tratamentos no SPD e escarificador: sem gesso, com gesso, escarificado com gesso e sem gesso.

Utilizando-se um infiltrômetro, foi avaliada o nível de infiltração da água (com chuva simulada na intensidade 300 mm h-1). Após isso, 9 leituras distanciadas foram realizadas – e depois, 9 outras leituras transversais (3 na linha e 6 nas entrelinhas da soja).

Através da utilização de medidor automatizado, até profundidade de 0,5 m, foi determinada a umidade do solo, com esses dados sendo submetidos à análise. O resultado foi:

  • SPD sem gesso x com gesso: na aplicação sem gesso demonstrou menor taxa de infiltração e maior volume de escoamento;
  • Escarificação sem gesso x com gesso: a aplicação do gesso no processo de escarificação demonstrou outro resultado, com números intermediários nos processos. No entanto, escarificação tem impacto negativo na retenção de água.

Dessa forma, a escarificação promoveu taxa de infiltração da água e reduziu a resistência à penetração. Já a aplicação superficial de gesso agrícola no SPD causou redução de resistência à penetração nas camadas de 0,1 a 0,3 m.

Os benefícios de sua aplicação em período de estiagem

Além de todos os benefícios, a aplicação de gesso agrícola apresentou efeitos em Latossolo vermelho durante período de estiagem. Normalmente, as respostas a aplicação do gesso são pouco expressivas em períodos de regime hídrico normal.

No entanto, em período de menor disponibilidade de água, a conservação do solo com gessagem promoveu melhor desenvolvimento do sistema radicular. Isso significa melhoria das condições de absorção de nutrientes da cultura, mesmo em tempo de condições de estiagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá!
Podemos te ajudar? Deixe sua mensagem que responderemos o mais breve possível.
Powered by