Recuperação de pastagens com o uso de gesso agrícola

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Ainda que as pastagens sejam fundamentais para o bom desenvolvimento da pecuária, muitos produtores não sabem como recuperará-las.

Para estes produtores, podemos recomendar como método eficiente o gesso agrícola. Com esse produto, é possível se ter um bom pasto, adequado para a alimentação dos animais.

Para falar de maneira mais clara sobre esse assunto, explicamos o que é o gesso agrícola e como ele pode ser utilizado para recuperar pastagens. Acompanhe na leitura!

ANTES DE SABER COMO RECUPERAR PASTAGENS: O QUE É O GESSO AGRÍCOLA?

A gessagem agrícola é um método amplamente utilizado para aumentar a produtividade das lavouras. Ele tem em sua composição os nutrientes cálcio e o enxofre.

E estes nutrientes são fundamentais para a saúde das plantas. Quando aplicados ao solo trazem uma série de benefícios.

Somente para exemplificar a importância da aplicação do gesso na agricultura, a deficiência de cálcio pode comprometer o desenvolvimento das raízes das plantas.

O enxofre, por sua vez, auxilia na proteção e na formação de proteínas nas plantas e animais.

Todas essas qualidades fazem do gesso agrícola uma ótima opção para cuidar das pastagens. Ele contribui, por exemplo, para deixar estas mais resistentes a veranicos, crescerem mais e sustentarem mais animais por unidade de área.

RECUPERANDO PASTAGENS COM O GESSO AGRÍCOLA

Conforme já dissemos, esse produto é muito útil em solos de lavouras e pode ser aplicado em solos com exploração de pecuária.

Os solos das áreas de pastagens comumente são degradados por estarem em regiões com clima bastante agressivo e pelo sistema extrativista da pecuária e portanto, comprometem a alimentação dos animais.

O desgaste excessivo do solo de áreas de pecuária está associado a qualidade natural do solo, que em geral são naturalmente pobres em nutrientes e estrutura, com alta acidez e altos níveis de alumínio tóxico, bem como ao manejo extrativista.

As consequências dos solos degradados são plantas mal desenvolvidas, de baixa qualidade para alimentação animal e com pouca capacidade de lotação animal.

Por todos esses motivos, a aplicação de gesso agrícola é excelente para recompor pastagens. Isso porque o gesso propicia uma redução do nível de alumínio tóxico, fornece cálcio e enxofre e diminui o impacto da degradação.

A aplicação de outros nutrientes via fertilizantes e da correta correção do pH via calagem é essencial para que a pastagem seja recuperada de forma integral e propicie seu máximo desempenho ao nutrir os animais.

GESSO AGRÍCOLA: UMA BOA OPÇÃO PARA PASTAGENS

A partir de todos os benefícios apontados acima, podemos concluir que a gessagem pode ser aplicada com sucesso também na pecuária.

Por isso, pode ser uma excelente alternativa para aqueles que desejam saber como recuperar pastagens de forma inteligente e econômica.

 

E você, já tinha conhecimento sobre aplicação do gesso agrícola nas pastagens? Conte-nos!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
1
Olá!
Podemos te ajudar? Deixe sua mensagem que responderemos o mais breve possível.
Powered by