Quais são os programas desenvolvidos pelo Governo do Paraná para a conservação do solo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Para tudo que se volta aos cuidados do solo, é sempre necessário apoio. Para o agricultor, contar com apoio governamental é importante para que ocorram as melhorias do solo.

No entanto, com quem contar para auxiliar na conservação e aprimoramento de produção no solo? Alguns podem não conhecer que tipo de ajuda pedir, mas existem sim opções para auxiliar nas melhorias do solo.

E prosseguindo com a leitura, você pode entender melhor quais são os programas desenvolvidos pelo governo do Paraná para a conservação do solo!

 

A importância do apoio governamental nas melhorias do solo

 O Sistema de Plantio Direto passou cada vez mais a ser uma prática relevante entre agricultores, sendo uma medida que não agredia o solo. No entanto, parou na falta de continuidade às ações de conservação, assim como pelos efeitos de fenômenos climáticos.

E então percebeu-se que apenas o Sistema não seria uma medida definitiva ao problema de conservação do solo. Depois, vieram as mudanças tecnológicas, que proporcionavam maior rendimento ao mesmo tempo que traziam menor custo.

Seus efeitos de compactação do solo afetavam negativamente na produção, como no escoamento de água. E depois retornaram os processos erosivos que geravam uma queda tremenda de produtividade.

PROGRAMA INTEGRADO DE CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA DO PARANÁ (PROSOLO)

O estado do Paraná sempre se encontrou na frente de iniciativas para conservação de solos – e não seria diferente ao encabeçar esse projeto. O Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (PROSOLO) foi criado para retomar e manter a conservação do solo.

E se trata de um projeto inovador, pois conta com participação da iniciativa privada em sua organização. Na verdade, o Programa reúne ações das mais diversas instituições para promoção da conservação e melhorias do solo.

E a promoção de suporte ao agricultor ocorre através de treinamento e pesquisa, além da definição de critérios técnicos voltados para conservação.

Além disso, o Programa é estruturado em cinco eixos, implantados de forma concomitante. São eles a instituição do Programa, capacitação dos produtores rurais e técnicos, pesquisa e formação aplicada, operacionalização e revisão da legislação sobre conservação.

PROGRAMA DE GESTÃO DE SOLO E ÁGUA EM MICROBACIAS

Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias se trata de outra iniciativa do governo do estado do Paraná, voltado para recuperação e manutenção. Assim, acaba voltando seus olhos para capacidade produtiva dos recursos naturais em microbacias.

Coordenado pela Secretária do Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), o programa atua em todos os municípios, contando com 400 grupos de agricultores. E atua em número próximo de bacias, beneficiando mais de 20 mil famílias.

Pegando o melhor dos projetos similares postos em prática no estado, possui estratégias para manejo e conservação do solo e da água em cada microbacia. No entanto, não para por aí, sendo atuante em vários programas ambientais e sociais.

Além disso, possui integração com o Plano Estadual de Gestão de Estradas Rurais, assim como assistência técnica e linhas de crédito para recuperação e manutenção.

PROGRAMA NACIONAL DE SOLOS (PRONASOLOS PR)

Se trata de um projeto de alcance nacional, mas o Paraná novamente foi pioneiro. O Programa Nacional de Solos se trata de um projeto voltado para levantamento de solos e da vegetação das margens de rios e nascentes integradamente.

Dessa forma, haverá um planejamento inteligente dos limites de uma propriedade rural, respeitando o potencial produtivo do local, mas também sua fragilidade. Traduzindo, melhor conhecimento do solo trabalhado.

E isso permite aumento do nível de conhecimento, assim como da valorização do manejo sustentável de recursos naturais. No fim, é um projeto de melhorias do solo voltado ao longo prazo – o que lhe torna ainda mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
1
Olá!
Podemos te ajudar? Deixe sua mensagem que responderemos o mais breve possível.
Powered by