O que você precisa saber sobre a aplicação de gesso agrícola em milho

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Os benefícios do gesso agrícola para o aumento da produtividade já foram constatados em lavouras de diversas culturas. Tal é o caso, por exemplo, da produção de milho.

É fato que os produtores de milho tiram muitas vantagens da aplicação da gessagem em suas lavouras. Com esse método é possível promover a colheita e ter excelentes resultados.

Para falar em mais detalhes sobre como se pode aplicar o gesso agrícola a essa cultura, dedicamos a esse assunto esse conteúdo exclusivo. Explicamos todos os benefícios que pode ter com a aplicação dessa técnica. Confira!

 

ANTES DE SABER COMO O USO DO GESSO AGRÍCOLA PODE AUXILIAR NA PRODUÇÃO DE MILHO: ENTENDENDO OS BENEFÍCIOS DA GESSAGEM

O gesso agrícola é um insumo que contém os nutrientes cálcio e enxofre, que são fundamentais para o desenvolvimento adequado das plantas.

Sua aplicação pode propiciar um solo mais rico nutritivamente, além de corrigir eventuais inadequações com relação a presença de alumínio tóxico de modo a melhorar a produtividade.

Para que se possa entender a importância desses nutrientes, tomemos o exemplo do cálcio.

Solos que apresentam deficiência desse macronutriente impossibilitam o crescimento adequado das raízes das plantas. Além do que, pode afetar o correto crescimento das plantas. Já o enxofre promove a defesa das plantas contra eventuais pragas e a formação de proteínas.

Todos esses benefícios do gesso agrícola podem ser vistos em lavouras de cana-de-açúcar, soja, amendoim e, em especial, milho.

 

APLICANDO GESSO AGRÍCOLA EM LAVOURAS DE MILHO: AS VANTAGENS

Mantendo as lavouras em secas e veranicos

O gesso agrícola promove o maior desenvolvimento das raízes, o que é especialmente importante em situações de escassez de água.

O sucesso de tal aplicação está comprovado em pesquisas realizadas em lavouras de milho no cerrado brasileiro. Nesse bioma, tem-se um clima tropical que contribui para a deficiência hídrica e lavouras com bom desenvolvimento de raízes são mais produtivas sempre.

Mais nutrientes, plantas mais saudáveis

Mas o gesso agrícola pode também aumentar a produtividade de milho em contextos onde não há escassez hídrica.

Isso porque ele promove um aumento dos índices de cálcio e enxofre, que são nutrientes são essenciais para o bom desenvolvimento das plantas. O gesso é a fonte mais barata para aplicação destes nutrientes.

Para exemplificar, a deficiência de cálcio severa pode provocar até mesmo a morte das folhas mais novas, no caso do milho. Sem cálcio não há formação de novas estruturas da planta, impedindo o crescimento e limitando seriamente a produtividade.

A deficiência de enxofre sempre aparece nas partes mais novas da planta, pois as partes mais velhas já fixaram no meio das proteínas este nutriente. Além de fazer parte de proteínas, o enxofre é essencial para a boa sanidade de cultura.

Correção do solo

A aplicação de gesso agrícola promove uma correção de condições inadequadas do solo, que podem comprometer o crescimento das plantas.

A correta recomendação é feita com base na análise do solo na camada subsuperficial, visando aumentar o teor de cálcio na CTC.

 

USANDO A GESSAGEM PARA PRODUZIR MAIS MILHO

Assim, podemos concluir que o gesso agrícola é um insumo fundamental para que se possa obter os melhores resultados. E isso tanto em termos qualitativos, quanto em termos quantitativos.

Para que se possa ter uma boa produção de milho, independentemente do clima e de outras condições ambientais, recomenda-se a aplicação do gesso.

E você, que método utiliza para aumentar a produtividade do milho? Compartilhe conosco!

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
1
Olá!
Podemos te ajudar? Deixe sua mensagem que responderemos o mais breve possível.
Powered by