Gesso Agrícola

Sulfato de cálcio Gesso Agrícola (GRANEL)

É um subproduto da produção de Ácido Fosfórico produzido pela Mosaic Cajati
S = 14%
Ca = 17%
H2o = 15% a 30% (Produto In-natura / Exposto ao tempo)
PASSANTE NA PENEIRA ABNT Nº 050    0,30 mm………: 95%

OBS: A granulometria tem apenas  finalidade orientativa.

USO DO GESSO NA AGRICULTURA

RESUMO DA PROPRIEDADE DO SULFATO DE CÁLCIO (GESSO)

Como corretivo de solos salinos e/ou sódicos
a) aumento da CTC (capacidade de troca de cátions – forma em que os nutrientes estão disponíveis às plantas) em profundidade;
b) enriquecimento em bases (aumenta a CTC, aumenta a capacidade de sustentação de bases no solo);
c) fonte de Ca e S para as plantas;
d) aumento da quantidade de raízes em profundidade;
e) aumento da absorção de água;
f) maior resistência à seca;
g) redução no teor de Al.
As vantagens da utilização do gesso estão totalmente atreladas à não presença de compactação no solo. Em condições de irrigação o gesso pode levar a um melhor aproveitamento da adubação, pela busca das raízes da planta dos nutrientes “lavados” para camadas mais profundas.
h) Aumenta a produtividade.

– ATIVIDADE QUÍMICA E FÍSICA DO GESSO AGRÍCOLA NO SOLO
O Sulfato de Cálcio(Gesso Agrícola) é fundamental para o sistema radicular, sendo um material solúvel que penetra no solo. Ele tem efeito mais direto no aumento de cálcio no solo, o que acarreta uma diminuição do alumínio, reduzindo o efeito tóxico do Al sobre as raízes das plantas. É comprovado que as raízes das plantas não se desenvolvem adequadamente em solos muito ácidos, com altos teores de alumínio ou baixa quantidade de cálcio. A solubilidade ocorre aos poucos, promovendo uma saturação progressiva no perfil do solo.
Foi demonstrado que o gesso, incorporado ao solo, é eficaz em reduzir o “índice de cones” de camadas duras após sua penetração.

– AÇÃO QUÍMICA DO GESSO AGRÍCOLA NO SOLO E SUA ATUAÇÃO NA VIDA MICROBIANA
O Gesso, penetrando no solo, tem efeito marcante no aumento de teores de cálcio e redução dos teores de alumínio, promovendo maior aprofundamento das raízes pela redução de compactação do solo, caso contrário teríamos pouco aprofundamento de raízes e a planta deixaria de absorver água e nutrientes contidos no solo.  A atuação do gesso, também, ativa a vida microbiana do solo e aumenta a resistência da plantas a pragas, doenças e períodos de estiagem.

– ATUAÇÃO DO GESSO AGRÍCOLA EM SOLOS SÓDICOS
Atualmente, o uso do gesso foi intensificado em solos sódicos como fonte de cálcio na solução para substituir o sódio no complexo de troca e permitir a lixiviação do sulfato de sódio na água de drenagem, resultando em maior floculação da argila e aumento da permeabilidade do solo. O sódio é um elemento que promove a dispersão do solo, com deterioração da estrutura, entupimento dos poros maiores e diminuição da condutividade hidráulica.

– EXEMPLOS DE ATUAÇÃO GESSO AGRÍCOLA EM DIVERSAS CULTURAS AGRÍCOLA
Nas culturas perenes, tem-se observado aumento de produção para a manga, laranja, café e cana de açúcar, apresentando excelentes resultados com a aplicação do gesso agrícola.
A utilização do gesso em solos que apresentam limitações de natureza química para o desenvolvimento de raízes propicia um sistema radicular melhor distribuído no perfil do solo. A presença de cálcio nas soluções em contato com as raízes é essencial para a sobrevivência das plantas. As figuras mostram uma distribuição relativa do sistema radicular do milho como exemplo:

Fig. 1. Distribuição relativa de raízes de milho no perfil de um latossolo argiloso, sem e com aplicação do gesso.

Fig. 2. Aplicação de Gesso – t/ha  – ( aplicação em solo argiloso )
Utilização relativa da lâmina de água disponível no perfil de um latossolo pela cultura do milho, após um veranico de 25 dias por ocasião do lançamento de espigas , paUra tratamentos sem e com aplicação de gesso.

Além da água, os nutrientes, nitrogênio e fósforo, também são absorvidos com maior eficiência.  Na tabela abaixo, observa-se que, em média houve um aumento de 50% na absorção dos nutrientes devido ao uso do gesso.
Nutrientes absorvidos pela cultura do trigo:

Efeito do gesso agrícola na cultura do café:

O emprego do gesso na cultura da cana de açúcar apresenta ótimos resultados:

  1. Efeito fertilizante ( fonte de Enxofre e/ou de cálcio )
  2. Efeito condicionador de solo ( aumento no teor de cálcio e/ou diminuição na saturação em alumínio )

Com  relação ao efeito fertilizante , é importante lembrar que essa cultura ( cana-de-açúcar) apresenta exigências de enxofre ( S ) maiores que as de fósforo ( P);  A exigência dessa cultura quanto ao cálcio, também é atendida pelo gesso como fonte de CaO.

Na figura abaixo pode-se ver o efeito de aplicação do gesso na produtividade agrícola de soqueira de cana-de-açúcar e solo LR.

A textura do solo é um bom indicador para orientar a quantidade de gesso a utilizar no solo.

– VOLUMES DE APLICAÇÃO DO GESSO AGRÍCOLA NOS DIVERSOS TIPOS DE SOLO.
A tabela abaixo relaciona os diversos tipos de solos e quantidades básicas referenciais a serem utilizadas.

Relação entre tipos de solos e quantidade de gesso aplicado.

Obs.: Recomendamos que a aplicação, seja com orientação técnica.

Fonte: Embrapa

1
Olá!
Podemos te ajudar? Deixe sua mensagem que responderemos o mais breve possível.
Powered by
Órion Gesso Agrícola