6 dicas para melhorias no solo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Como aprimorar o manejo de solo, de forma que ocorra acréscimo da produtividade? Bem, há diversas maneiras de alcançar isso.

1- Utilização de matéria orgânica

Matéria orgânica tem um papel fundamental para as culturas e para o solo, pois se trata do elemento que unifica as partículas. Os agregados que se formam tornam o solo mais poroso, tornando a infiltração da água de chuva e irrigação mais eficientes.

Não só isso: também aumenta resistência do solo aos processos erosivos e aumenta a capacidade de troca catiônica.

2- Utilização de plantas intercalares

A utilização de plantas intercaladas na cultura principal acaba possibilitando altas quantidades de resíduos orgânicos ao final do ciclo. Disso ocorre aumento do teor de carbono do solo e de CTC, assim como redução do processo de lixiviação de nutrientes e perda de umidade do solo. Nesta forma o mais conhecido é o consórcio milho-brachiaria.

3 – Rotação de culturas

A monocultura pode até promover lucros a curto prazo, mas é a rotação de culturas que permite real retorno de investimento. Além da criação de variedade, a rotação permite aproveitar o potencial produtivo do solo, melhorando sua fertilidade. Além disso, aprimora a drenagem e o controle de pragas.

4 – Irrigação eficiente

As práticas que preservam a umidade no solo se tornam um sistema de irrigação natural e promove melhorias do solo  Um sistema eficiente evita o desperdício de recursos e traz ganhos produtivos e ambientais a longo prazo. Além disso sistema de irrigação mecânico ajudam a produzir mais, uma vez que entregam água para as plantas no momento que precisam.

5 – Evite queimadas

Mesmo em uma situação onde queimada seja um processo mais prático para limpeza de área, esta prática deve ser evitada ao máximo. Ela acaba acarretando em prejuízos como perda de matéria orgânica. Assim, acaba afetando a fertilidade do solo.

6 – Ser ágil ao lidar com degradação

Aos primeiros sinais de erosão, o agricultor deve ser ágil para lidar com o problema. Por exemplo, o aparecimento de ervas daninha já deve ser um alerta para diagnóstico total da área atingida por ela.

O segredo para promover melhorias do solo é não esperar o problema tomar posse total da área. Assim, você evita um terreno marcado pelos problemas que teve e promove sua constante produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
1
Olá!
Podemos te ajudar? Deixe sua mensagem que responderemos o mais breve possível.
Powered by